Lançamento do álbum “Os três ventos” – Mercantes

 “A expressão do infinito”, um dos singles deste álbum, tocou nas rádios do Rio Grande do Sul e já está disponível nas plataformas digitais; contou com a participação da cantora Érika Martins (ex- Penélope / Autoramas). Érica Martins ficou conhecida com sua participação na música do Raimundos, “A mais pedida”. 

“Se você for voltar”, “Caretha Franklin Blues”, “A Liberdade” e “Ao seu lado” fazem parte da compilação. Vale ressaltar que, “Se você for voltar”, “Ao seu lado” e “A expressão do infinito” ganharam vídeo clipes.

As canções do novo disco da Mercantes falam de desentendimento, relacionamento, combate ao preconceito, amor, idealização da pessoa, história real e seus sentimentos, respeito à liberdade e espaço do outro, ciúmes e provas de amor, embriaguês e mulheres, inquietação e paz, e uma certa dúvida na continuidade de um relacionamento amoroso. A letra da música “A inquietude” foi feita em parceria com Alexandre Carlomagno (poeta e escritor).

Por quê “Os três ventos”, de onde surgiu o nome?

Estava pensando em algo para combinar com o número 3, por se tratar do nosso terceiro disco e, refleti no sentido que os ventos fazem e trazem. Existem vários tipos de ventos e, na espiritualidade, eu destaquei três como os mais importantes. São eles: Vento à Favor(tranqüilo), Vento Contrário(Conflito) e o Vento Impetuoso

A situação do Vento à Favor é aquela onde tudo está calmo, tranqüilo, onde reside a acomodação. 

Com o Vento Contrário, a gente tem que lutar, agir, é a fase do conflito, pois há necessidade de mudança. Olhos abertos, mãos agindo.  

E, o Vento Impetuoso é aquele que destrói a ordem estabelecida e coloca sobre a mesa a novidade. Os três ventos nos colocam em processos de libertação e transformação.

Fernando Pessoa agradeceu a experiência da sua existência “Às vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” E podemos perceber o alerta de como é importante aproveitar a vida na frase isolada de William Shakespeare que diz: “Você diz que ama o vento, mas fecha as janelas quando o vento sopra.” O vento sopra onde quer. E, existem coisas que o vento não consegue levar, as lembranças de boas ações do que fizemos quando era preciso. E, não posso deixar de citar a frase de Sêneca “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”, resume Madson.   

MERCANTES

 

O primeiro disco da MERCANTES (2011), leva o nome da banda, de trabalho totalmente autoral,  foi gravado entre junho de 2010 a março de 2011, e produzido pelo experiente Gleison Tulio, músico que já realizou vários trabalhos, dentre eles, trilhas de novelas da Rede Globo e várias apresentações ao lado de grandes nomes da música, como Blitz, Emmerson Nogueira, Wilson Sideral, Pato Fu, 14 Bis, Marcelo D2, Barão Vermelho, Lobão, dentre outros. A música “O que eu quis”, deste disco, foi regravada pela cantora e compositora da Jovem Guarda, Lilian Knapp(Dupla Leno & Lilian), autora de “Devolva-me” regravada por muitos cantores, dentre eles, Adriana Calcanhotto.

 

 

 

O segundo disco, MY WAY (2013) é de releituras e conta com os clássicos, “My way” imortalizado na voz de Frank Sinatra, “Light my fire” (The Doors), “Strawberry Fields Forever”(The Beatles), “Three little birds”(Bob Marley) e mais Janis Joplin, Stones, The Police, John Lennon. 

A Mercantes

A Mercantes surgiu em 2011 com o seu primeiro álbum que leva o nome da banda.  E, de lá pra cá, vem conquistando seu espaço. 

Trazendo uma nova proposta para o Pop Rock Nacional, as músicas da banda falam de amor, despedidas, revoltas, cotidiano, brigas, medo, combate ao preconceito, liberdade, inquietação, enfim, temas que povoam o nosso consciente e subconsciente todos os dias.

Facilmente identificamos a forte presença Indie Rock no som da Mercantes, pelas guitarras características, uso de sintetizadores e pitadas de psicodelia.

Em seu primeiro ano de existência a MERCANTES foi classificada para o 2. FESTIFOR(FENAC – Festival Nacional da Canção). No mesmo ano foi escolhida entre mais de 200 bandas para participar do programa Rota Musical da TV Aparecida, em Aparecida do Norte – SP( seleção feita pela site MELODY BOX- site do Rio de Janeiro voltado para apoiar e incentivar financeiramente os artistas independentes a concluirem ações como gravações de músicas, participações em programas de TV, produção de merchandise e etc.). 

No ano de 2015, o clipe “O que eu quis” classificou para o MIAMI WEB FEST, em Miami,  concorrendo na categoria MUSIC VIDEO, sendo o único vídeo clipe com letra da música em português.

Em 2016, a Mercantes classificou para o programa SuperStar da Rede Globo, ficando entre as 36 classificadas das mais de 400 bandas inscritas em Minas Gerais.

CONTATOS:  

Cristina Figueirêdo (Produtora) – (31) 99547 – 2777

MERCANTES WHATSAPP (31) 9233 – 4171

SHOWS:

zurcind@hotmail.com

contato@bandamercantes.com.br